sábado, 17 de dezembro de 2011

Calculo de Estaca& Afastamento

Estaca afastamento nada mais é do que coordenar seu ponto estação em relação a uma reta (eixo de referência. Hoje algumas estações do mercado possui programas que podem ser utilizados para esse fim...linha de referência, distancia do ponto a reta.

Estaca afastamento consiste em coordenar seu ponto dentro do sistema cartesiano onde o norte corresponde ao sentido do estaqueamento e o este o quanto estar afastado do eixo de referência estando positivo se este estiver no lado direito da liha de referência e negativo no caso contráriio.

Para coordenar seu pontos precisarás de duas coordenas do eixo de referência e de duas coordenadas de marcos para que possa fazer a visada ré, e que as coordenadas referidas estejam no mesmo sistema de coordenadas.

- Calcula o azimute entre seu ponto estação e o ponto de ré (os dois de coordenadas conhecidas) colima na ré com esse azimute
- Calcula o azimute da linha de referência com as coordenadas do estaquemento
- Colima o aparelho na mesmo azimute do alinhamento de referância e zera (seu aparelho estar colimado no mesmo sentido do eixo.
- Calcula as coordenadas do seu ponto estação (distancia do ponto a reta, e resolução de triangulo retãngulo) e insere no seu equipamento as coordenadas calculadas no norte correspondente a Km e no este o quanto estar afastado do eixo (+lado direito, - lado esquerdo).
- Obs: se estiver do lado direito da linha de referência e medir para o lado esquerdo vais ver que o seu este se aproxima do zero e quando estiver em cima do eixo o valor é zero e sequenciando as mediadas mais para o lado esquerdo o valor se torna negativo...

Lembrando que estaca afastamento para tangentes tem informações diferentes em relação a curva como PC, PT.. O E = estaca elemento da curva corresponde a distancia do PI a curva - Bissetriz do menor angulo formado entre as tangentes da curva)...Acho que a duvida se refere a estaca afastamento usado para locação de trechos em tangente nos projetos rodoviários...

2 comentários: